Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

8 de dezembro de 2016

sebrae1

Explore os temas de gestão e veja o que o Sebrae tem para oferecer

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.

O Sebrae Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais. Em todo o país, mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio.

O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

Quem o Sebrae atende?

* Quem pensa em abrir seu próprio negócio: todos os brasileiros que sonham montar a sua empresa.

* Quem já tem seu negócio: não importa o ramo de sua empresa ou há quanto tempo está no mercado, o Sebrae está preparado para incentivá-lo a crescer cada vez mais.

* Quem quer ir mais longe: soluções para as empresas que já estão consolidadas no mercado, mas não querem estacionar nos negócios.

* Quem acredita na força da união: incentiva a cooperação entre empresas e empreendedores, pois acredita que a união fortalece os pequenos negócios por torná-los mais competitivos.

* Quem busca a formalização do seu negócio: o Sebrae mostra aos empreendedores as vantagens de se ter um negócio formalizado. O microempreendedor individual (MEI) é uma das possibilidades para quem quer se formalizar.

 

Quais os setores atendidos pelo Sebrae?

Indústria

O Sebrae desenvolve ações coletivas com pequenos negócios industriais, reunidos em arranjos produtivos locais, núcleos setoriais, encadeamentos com grandes empresas e outras formas de cooperação.

São atendidos diversos setores, como têxtil e confecção, madeira e móveis, alimentos e bebidas industrializados, biotecnologia, construção civil, cosméticos, couro e calçados, eletroeletrônicos, gemas e joias, indústrias gráficas, metal-mecânico, olaria e cerâmica, pedras e rochas ornamentais, petróleo e gás, plástico, químico, tecnologia da informação, brinquedos, equipamentos médico-odontológico-hospitalares, fármacos, papel e papelão.

Comércio e Serviços

O Sebrae atua na capacitação dos empresários e na integração cooperativa que proporcionam qualificação, modernização e aumento da competitividade de polos e redes de pequenos empreendimentos comerciais com interesses comuns. Essa estratégia de apoio contempla diversos segmentos do setor, como redes de pequenas mercearias e mercados, farmácias e centros gastronômicos.

Além dos segmentos tradicionais do comércio, o Sebrae incentiva setores com potencial emergente e aposta no desenvolvimento de novos negócios e formatos comerciais. É o caso do turismo, do artesanato e da economia criativa.

O setor de serviços caracteriza-se pela grande participação na geração de empregos e na influência à competitividade dos demais setores, pois congrega uma diversidade de segmentos que vai desde empresas de logística até serviços técnicos especializados.

Agronegócio

A atuação do Sebrae no agronegócio prioriza o atendimento coletivo de empreendedores rurais, com enfoque na profissionalização da gestão das empresas cujas atividades se concentram no campo. O objetivo é elevar a cooperação, a produtividade, a competitividade, a qualidade dos produtos e o acesso aos mercados.

 

Cursos Gratuitos SEBRAE – Informações

Os cursos oferecidos pelo Sebrae são sempre reconhecidos pelas grandes instituições de ensino, mesmo por que se trata de uma instituição sem fins lucrativos e que sempre oferece muita qualidade, contando sempre com profissionais capacitados que conseguem passar todas as informações necessárias para os pequenos empresários. Esses cursos podem ser feitos presencialmente ou através da internet, dependendo da escolha pessoal e também da disponibilidade de um determinado curso para sua região, pois em alguns casos a unidade que se encontra em sua cidade não oferece suporte para um determinado curso.

Por ter uma grande demanda de novos empresários querendo fazer os cursos, não é tão simples adquirir principalmente cursos presenciais, nesse caso você deve seguir até a unidade de atendimento que se encontra em sua cidade, peça para efetuar o cadastro para participação de algum curso (o curso você irá escolher conforme suas necessidades, sendo oferecida na própria instituição uma tabela com cursos oferecidos). Feito isso você terá demonstrado que tem interesse em fazer um determinado curso, sendo preciso apenas esperar por alguma vaga.

 

Cursos Online – Ensino a Distância

No caso dos cursos online é um pouco mais simples você poderá entrar nesse endereço eletrônico (www.ead.sebrae.com.br), sendo preciso fazer uma breve matricula para que consiga participar dos cursos oferecidos pelo site. Na página inicial existe uma grande variedade de cursos oferecidos, com a matrícula aprovada você poderá escolher um curso e fazer o mesmo de forma gratuita no conforto de sua casa. Vale lembrar que é possível fazer apenas um curso por vez, somente depois de finalizado você conseguirá fazer outro curso.

 

Dúvidas? Fale Com o Sebrae

Central de Relacionamento:

0800 570 0800

www.sebrae.com.br



Cadastre-se



Acesse sua conta