Inconformados com o Ato 30 baixado pelo CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia, [Arquitetura] e Agronomia do Estado de São Paulo, revogando o Ato 6 e limitando a atividade profissional dos Técnicos em Edificações, em 18 de agosto de 1979 um grupo de idealistas, liderados por Wilson Wanderlei Vieira, reúne-se na Escola Técnica Getúlio Vargas para fundar a ATESP – Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo, entidade pré-sindical que, em 23 de setembro de 1987, deu origem ao SINTEC-SP – Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo com a assinatura da carta sindical pelo então ministro do Trabalho Almir Pazzianotto Pinto.

Única entidade representativa dos técnicos no estado, o SINTEC-SP desempenha um papel fundamental em defesa dos interesses e da valorização profissional da categoria em todos os aspectos, com inúmeros acordos e convenções coletivas, credibilidade administrativa, influência na conjectura política estadual e nacional e, principalmente, pela consideração e respeito com que se relaciona com seus milhares de associados e colaboradores.

Ao longo das décadas, o SINTEC-SP tem trabalhado arduamente e conquistado inúmeras vitórias para os técnicos, como a unificação sindical que deu origem à FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais, em 1989; o cumprimento da regulamentação profissional (Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985); a oficialização do Dia Estadual do Técnico Industrial (Lei nº 7.803/1992) e do Dia Nacional do Profissional Técnico (Lei nº 11.940/2009); a mobilização para a aprovação do piso salarial (PL nº 2.861/2008); e o projeto de desmembramento do Sistema CONFEA/CREA e a criação do Conselho Profissional dos Técnicos Industriais e Agrícolas, garantindo autonomia e liberdade no desempenho de suas atribuições pertinentes à categoria.

Para atender as necessidades dos técnicos, o SINTEC-SP dispõe de uma sede própria com mais de 500m² de área construída e completa infraestrutura: presidência, administração, jurídico, comunicação, informática, auditório, estúdio de gravação, etc.

Com uma equipe de advogados altamente gabaritada, o SINTEC-SP presta serviços de assistência jurídica em assuntos relacionados às causas trabalhistas; legislação profissional; ações previdenciárias e homologações de rescisão contratual; orientação nas negociações coletivas com empresas e entidades patronais; esclarecimento de dúvidas sobre contribuição sindical, assistencial e confederativa; entre outros assuntos.

Para manter a categoria bem informada sobre assuntos de interesse e relevância social, o SINTEC-SP também conta com uma equipe de profissionais de comunicação, responsável pela produção institucional, assessoria de imprensa, estratégias de marketing, coberturas jornalísticas e produção de boletins informativos e revistas. E para propiciar educação, lazer e qualidade de vida aos associados, mantém convênios com inúmeras empresas e entidades de classes, possibilitando descontos em hotéis, parques temáticos, clínicas de saúde, instituições de ensino, prestadores de serviços e em diversas opções de lazer e entretenimento.

Seja bem-vindo ao SINTEC-SP!