CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS E AGRÍCOLAS

2 de junho de 2016

Entenda porque a criação do conselho próprio é tão importante para os técnicos e à sociedade

Prezado Técnico(a) Industrial

Depois de décadas de luta e mobilização pela conquista da liberdade e do respeito profissional aos técnicos, estamos muitos próximos da nossa principal conquista: a criação do conselho próprio.

Como divulgamos por meio de nossas ferramentas de comunicação – site, revistas, boletins e redes sociais –, o PL nº 5179/2016, que cria o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas, tramita no Congresso Nacional em regime de prioridade, depois de encaminhado pelo Poder Executivo no dia 4 de maio de 2016.

A criação do conselho próprio será extremamente benéfica para toda a categoria e, consequentemente, para a sociedade brasileira. Por isso, elencamos algumas razões que justificam o total e irrestrito apoio dos companheiros:

• Garantia do cumprimento da nossa regulamentação profissional (Lei nº 5.524/1968 e Decretos nº 90.922/1985 e nº 4.560/2002);
  • Valorização do ensino técnico no estado e no país, com aperfeiçoamento técnico e mais qualidade;
  • Apoio aos técnicos recém-formados, com planos de estágios mediante acordos firmados com o poder público e as empresas;
  • Garantia de segurança à sociedade, com ênfase na responsabilidade individual e fiscalização do exercício profissional por parte do conselho;
  • Maior possibilidade de acesso ao mercado de trabalho;
  • Viabilização de intercâmbio com técnicos de outros países, com o intuito de agregar conhecimento e experiência;
  • Melhoria da qualidade de vida e bem-estar social dos técnicos.

Salientamos que não mediremos esforços para que o PL nº 5179/2016 seja aprovado nas comissões da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal. Manteremos todos bem informados sobre o trâmite do projeto, solicitando apoio no devido momento.

SINTEC-SP

“Juntos, Somos mais Fortes!”